13 dicas para uma artesã começar a empreender

Esse post é dedicado ao grupo de artesãos que conheci em um dos cursos empreendedor artesão do Sebrae. Aqui descrevo dicas que poderão ajudá-los no começo da jornada empreendedora.

Os pequenos produtores manuais, artesãos e os empreendedores criativos, como eu, tem uma jornada muito solitária, com um relacionamento unilateral artesão x clientes, investimento quase zero e o primeiro ateliê localizado num canto da sala de casa.

Depois de um bom tempo trabalhando nesse ritmo percebi que ao unir com outros artesãos ficou mais fácil para encontrar soluções, informações e ajudas de forma rápida e menos complicada.

A tecnologia também ajuda muito a crescer e se profissionalizar de forma mais barata e eficaz e muitas vezes gratuitamente. Portanto, meu maior conselho é se familiarizar o mais rápido possível com a tecnologia, pois é dela que irão conseguir o suporte para todas as necessidades empreendedora.

1ª dica: O nosso site é o nosso Cartão de visitas virtual:

O nosso maior cartão de visitas hoje está dentro da internet, ou por meio de redes sociais ou por um site.
Para ter um site rápido, fácil, e eficaz se cadastre no Google Meu Negócios. Preenchendo todas as etapas de cadastro, ao final, ele dá um site prontinho e ainda fornece maior visibilidade no site de busca do Google, além da análise de visitas.

2ª dica: Redes Sociais

Existem muitas redes sociais, entre elas estão InstagramFacebookPinterestYouTube e Linkedin, e cada um delas fornecem muitas opções para trabalhar o seu marketing. Para começar escolha uma que tenha mais afinidade. E após conseguir um bom engajamento com sua público-alvo, parta para a próxima rede social. Eu indico, para as artesãs começarem com o Instagram, que tem maior visibilidade de seus produtos.

3ª dica: Cartão de Visitas

Um cartão de visita impresso, é importante pois demonstra profissionalismo. E o melhor é que você mesmo pode fazer sem custos. O site Canvas ajuda a fazer um cartão de visitas, banners promocionais entre outras coisas de forma muito fácil e gratuita.
Para imprimir seu cartão de visita use gráficas online. Existem várias com preços muito baixo como AtualCard e Print

4ª dica: Banco de dados

Todos os cartões de visitas e contatos que for recebendo, relevantes ao seu negócio,  a partir de agora, inclua-os numa planilha de Excell para futuras campanhas de marketing, por meio de email marketing.

5ª dica: Envio de Email Marketing

MailChimp é uma ferramenta para envio de emails. É gratuita para envios limitados de até 2000 usuários. Ele ainda ajuda criar emails e páginas promocionais, entre outras coisas.

6ª dica: Ferramentas do dia-a-dia

Entre muitos ferramentas que precisamos usar em nosso dia a dia estão as planilhas (excel), os documentos (word) e as apresentações (power point). O Google Docs fornece gratuitamente pela internet essas ferramentas sem precisar baixar e instalá-los e assim não precisará se preocupar com a licença de uso.

7ª dicas: Pós Vendas

Para conhecer o público alvo e fazer trabalhos de pós vendas os formulários de pesquisas o Google Forms é um ótimo aliado.

8ª dica: Site de e-Commerce

Antes de pensar em criar um site e-commerce aproveite os marketplace focados em artesanatos como Elo7TanlubAtelieWeb, entre outros. Faça teste com cada um deles e verifique qual tem maior retorno financeiro para o seu negócio.

9ª dicas: Redes de Artesanatos

Existem outras Redes de Artesanatos que podem ajudar de diversas formas como a Rede Asta, que também é um marketplace de artesanato e de desenvolvimento sustentável.

10ª dica: Feiras

A feira Mega Artesanal, é uma das maiores feiras de artesanato, conhecê-la de perto, mesmo sendo apenas como usuário pode trazer network e inspiração. Mas ainda tem projetos menores mas não menos importante como a Fair & Sale focado em pequenos empreendedores sustentáveis ou a Feira Jardim Secreto para pequenos produtores manuais.

11ª dica: Gestão Completa para seu negócio

Marketup é uma ferramenta que ajuda a administrar o seu negócio. Entre muitos recursos, emite nota fiscal e faz controle financeiro.

12ª dica: Desenrolar a língua Inglesa

Muitas das ferramentas mencionadas anteriormente, ainda não tem tradução para a nossa língua portuguesa. Para quem não sabe o inglês, um facilitador são as ferramentas de tradução, entre elas, o Google Tradutor.

13ª dica: WhatsApp

Um outro recurso que facilita conversas não só entre amigos, mas entre empresas ou grupos de atividades, como o empreendedorismo artesão é o WhatsApp. Mantém atualizados assuntos relevantes da áreas, informações, parcerias, entre outras assuntos ligado ao objetivo do grupo.
O grupo do WhatsApp Orgulho de ser artesão tem como objetivo ser um espaço para troca de informações, parcerias, dúvidas e dos perrengues da vida empreendedora artesã. Não dão espaços para assuntos como religião e política e nem para propaganda massiva. “Queremos crescer na área e aprender com as experiências dos colegas artesãos.”

Espero que tenham gostado. Se tiver alguma dúvida, sugestão ou dicas escreva nos comentários.

:O)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.