A importância da nossa imagem

ós artesãs, nos preocupamos com os nossos produtos, com seu acabamento e em sua embalagem. Estamos nos preocupando até na experiência que ele trará para as pessoas que utilizam nossos produtos.

Mas e com a nossa imagem? Você já pensou qual a imagem que as pessoas tem de uma artesã?

É difícil escrever o que as pessoas imaginam, mas com certeza, não imaginam que é alguém que tem planejamento mensal de seu próprio negócio, que está muito informada sobre o mercado em que está inserido, que usa as redes sociais muito melhor que muita gente.

As artesãs muitas vezes são tidas como dona de casa que não tem o que fazer e achou num hobby, o artesanato, uma forma de ganhar um “dinheirinho”.

A imagem da artesã não está mal posicionada apenas pelas pessoas que as cercam, como a própria família, amigos e conhecidos, mas também entre elas. Somos tão discriminadas que achamos uma forma indireta de falar sobre o nosso artesanato sem usar a palavra artesanato.

Então usamos a frase “feito à mão”, um termo mais moderno, e menos preconceituoso para nos colocarmos como profissionais no mercado. Será que precisamos alterar a palavra para nos posicionar no mercado?

Eu prefiro pensar na resposta negativa. Afinal, é do artesanato que nos faz feliz, que nos traz dinheiro e, principalmente nos faz o que somos.

Mas então como nos posicionar no mercado sem que haja uma indiferença?

Sugiro que você comece com a sua própria imagem. Como está sua foto nas redes sociais? Ela precisa representar, não apenas uma artesã, mas uma EMPREENDEDORA ARTESÃ. Uma foto bem tirada, clara, limpa, focada e com um sorriso cativante já é um começo.

A partir daí se coloque como uma pessoa de negócios, se mostre em encontros de empreendedores, vá atrás de conhecimentos estratégicos, ache um grupo de empreendedoras artesãs de sua cidade e faça barulho.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.