Projeto Fazendinhando – por Ester Carro

O artesanato é a arte que transforma insumo, matéria-prima, resíduo sólido (lixo) ou qualquer objeto em um produto útil para outra pessoa. Pode dar esperança as pessoas e ainda ajudar a cuidar da natureza, principalmente quando é direcionado para um trabalho social.

Mas sabemos que para atingirmos maior número de pessoas precisamos trabalhar em conjunto com tantas outras. E hoje vou contar a história da Ester Carro, arquiteta que nasceu no Jardim Colombo e depois de formada levou seu conhecimento na arquitetura para ajudar a comunidade.

Tive o prazer de conhecê-la pessoalmente, e comprovar de perto o trabalho lindo que faz com a Comunidade Jardim Colombo na zona sul de São Paulo, com o Projeto Fazendinhando, que está dentro do Projeto CASACOR, edição São Paulo, estando responsável também a Verônica Vacaro (Pozer Ambiental) e o escritório Plantar Ideias. Fomos apresentadas, eu e a Paula Radi, para o projeto pelo arquiteto Darla Firmato da CASACOR.

O projeto começou a uns 3 anos com a limpeza de um local de despejo de lixo dentro da Comunidade. E foi se transformando numa área de convivência para a comunidade se encontrar para ter oficinas de aprendizado, como compostagem, fazer brinquedos e móveis, como outras atividades.

E nesse sábado, 28/11/2020, tivemos o prazer de participar ensinando adultos e crianças a aproveitar caixas de papelão usadas, que iriam para o lixo, para fazer estantes em nichos ou mini organizadores.

O trabalho foi orientado pela Paula Radi, fundadora da Papelão Joia que produz uma massa moldável, feita de resíduos sólidos, como papel, madeira e plásticos, que produz revestimento sustentável e objetos de decoração.

Foi muito gratificante participar de um trabalho tão lindo como esse, mas ele está longe de finalizar. Se quiser participar ajudando entre no link e doe o que puder.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.