7 Aplicativos importantes para o dia a dia do empreendedor artesão

Com a tecnologia a nosso favor para ajudar-nos a administrar nosso ateliê e empreender o nosso produto de artesanato com mais agilidade, precisamos aproveita-los ao máximo, principalmente, os gratuitos.

Abaixo descrevo alguns dos aplicativos ou site em versões gratuitas que facilitam a gestão e sua utilidade:

MailChimp

É mais que uma ferramenta que gerencia e-mail marketing e lista de mailing, ela é uma plataforma que ajuda em campanhas de marketing, aumentando e fornecendo informações sobre seu público.

Se ainda não é adepto a campanhas de marketing, comece com email marketing simples, busque um template pronto na ferramenta e inclua informações que seus Clientes podem precisar e dentro da ferramenta gerencie o retorno de seus emails.

Caso, esteja mais familiarizado, então crie uma campanha para aumentar seu público alvo.

Google Form

O Google tem várias ferramentas gratuitas e entre elas o Google Form, que possibilita a criação de formulários para diversos objetivos. Umas das possibilidades é fazer um cadastro para facilitar a chegada das informações em suas mãos, de forma mais dinâmica e organizada do seus Clientes, como cadastro de dados pessoais.

Assim que seu Cliente entrar em contato para um orçamento, por exemplo via WhatsApp, peça-o que entre no link do formulário que criou no Google Form, que compartilhará e assim que ele mandar o formulário preenchido envie o seu orçamento.

Dessa forma você começará a criar uma lista de mailing que poderá enviar informações relevantes a seus Clientes pelo email marketing (MailChimp) e assim estreitar relacionamento com ele.

Melhor Envio

É uma ferramenta que mostra a cotação simultaneamente de diversas transportadoras, incluindo o Correios, com bons descontos. Com ela é possível rastrear sua encomenda e se tiver algum problema na entrega com sua mercadoria você ficará informado. Além de passar de forma exata valores de transporte de mercadorias a seus Clientes quando apenas está cotando com você.

Linktree

De forma muito rápida e prática o Linktree permite adicionar em uma única página todos os links importantes para que seus Clientes não se perca.

Sua utilidade é muito usada no Instagram, onde só é admitido um único link no seu perfil.

Bit.Ly

Essa ferramenta além de encurtar links, possibilita salvá-los para acompanhar desempenhos dos clicks com informações como localização, número de vezes que foi clicado e até a origem do click.

É possível utilizada em todos os links que você fez no Linktree para analisar dados posteriores.

WEtransfer

Para quem trabalha com arte, sempre tem a necessidade de passar arquivos grandes para outras pessoas e que no email não suporta. No WEtransfer você enviar arquivos de alta resolução diretamente para o email da pessoa desejada.

MarketUp

Dentre todas as ferramentas que descrevi aqui neste post, talvez o MarktUp seja a mais importante para um pequeno empreendedor. Com ela é possível administrar todo o financeiro de seu ateliê, desde o orçamento até a emissão de nota fiscal.

Além dessas ferramentas existem muitas outras com diversas utilidades, se sentiu falta de alguma que é muito importante para a gerencia do seu negócio de artesanato compartilhe com a gente abaixo.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.