8 dicas de como fotografar seus produtos artesanais

e repente me deparo com a necessidade de resgatar o meu conhecimento na fotografia esquecida numa gaveta, junto com o número do MTB de repórter fotográfica e a máquina profissional analógica EOS 1N Canon. Ao abrir a gaveta me dei conta que a forma de fotografar mudou com o avanço da tecnologia.

Com a necessidade de mostrar os produtos da Azul Céu, a fotografia se mostrou a mais eficiente junto com as redes sociais. E foi nessa hora que precisei reaprender a fotografar para meus clientes.

A minha visão de fotógrafa por trás de uma artesã me mostrou algumas coisas que não se deve fazer. Como:

1- Não use o flash na falta da luz, se não souber a teoria e prática de como usá-lo. Opte para tirar no dia seguinte. Mas saiba que as luzes noturnas são lindas de fotografar, mas corre o risco de sair tremida sem o flash, então nesse caso precisa apoiar o equipamento em algum lugar para que não saia do foco.

2- Não gaste com equipamentos fotográficos, como o tripé ou uma máquina profissional. Tenha em mãos um celular de alta resolução de imagem. E com o passar do tempo você perceberá se existe a necessidade de equipamento mais específico.

Mas depois de milhares de cliques com acertos abaixo o que deve-se fazer:

3- Uma imagem de produtos precisa ter um entendimento rápido. E na dúvida de um cenário a melhor opção é não tê-lo. Então o artesão precisa apenas pensar na luz que incide no objeto. Ache um piso limpo e bonito com uma luz natural e posicione o objeto para que a luz fique em sua lateral.

4- Se optar por fazer um cenário aproxime do objeto em destaque e deixe os outros secundário cortados ou desfocados. Alguns celulares já vem com a opção de desfoque digital.

5- Ao tirar a foto do seu produto em mini estúdio portátil perceba que mesmo tudo branco é necessário ter nuances. E para isso altere a posição das luzes do estúdio.

6- E quanto mais luz natural incidir no objeto mais colorido ele ficará. portanto uma outra opção é tirar ao ar livre, sempre em horários onde o sol não está no alto como das 8 às 10h e das 15h às 17h.

7- Se optar por um cenário pense que ele não será só decorativo, ele será uma representação da visão da necessidade de seu Cliente. Se tem um objeto decorativo, mostre por meio do cenário como ficará na casa do seu Cliente. Exemplifique por meio do seu cenário.

E por último melhore suas cores e tons na suas fotos com um editor de fotografias. Eu indico o Lightroom.

Espero que tenha ajudado.

Se tiver alguma dúvida e crítica construtiva escreva e nos siga.

Para quem está buscando a sua tribo de artesãs empreendedoras vai adorar saber que acabamos de criar uma página no facebook que leva a uma comunidade: ARTESANATO EM MOVIMENTO.O ARTESANATO EM MOVIMENTO é um lugar onde possamos nos ajudar mutuamente, com dúvidas dentro da área do artesanato, técnicas, dores de mercado, como também de empreendedorismo e negócio.

Venha com a gente porque lá temos orgulho de sermos artesãs.

Clique no link para entrar na página.
Clique no link para entrar na comunidade.
Clique no link para entrar no grupo de WhatsApp.

Esperamos você lá,

Andrea Tomotani e Érica Borgonovi

:O)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.